BEM-VINDO!
+55 (11) 99944 2309
REDES SOCIAIS

Janela de esperança

A primeira infância, os seis primeiros anos de vida representam o período de maior oportunidade de aquisição de saúde para toda a vida. Neste período se constroem o alicerce da personalidade e também do sistemas de defesa do organismo. Uma boa saúde na vida adulta é mais facilmente construída durante a infância.

Não devemos perder as oportunidades de dar elogios. Não conheço nada mais potente para o desenvolvimento do que um elogio verdadeiro.

As crianças pequenas, ainda que não sejam capazes de falar com clareza, já compreendem muito bem o que está acontecendo à sua volta. Quando se sentem cuidadas com amor e atenção, têm a oportunidade de florecer com saúde e alegria com mais facilidade. Como disse o poeta, a criança é pai do homem. No sentido que, aquilo que somos como adultos, representa muito do que vivemos na nossa infância.

 

Um processo de psicoterapia na vida adulta, muitas das vezes de forma direta ou direta, precisa dar conta de tratar feridas da infância. Isso é possível e é o que acontece. Entretanto, tratamentos como a psicoterapia levam tempo e nem todas as pessoas podem ter acesso. Desta forma, precisamos ficar atentos a isso e investir enquanto cuidadores todos os recursos que tivermos no sentido de uma prevenção.

 

O mais importante para criança inicialmente é que ela possa desfrutar de um ambiente seguro e acolhedor. Quando se sente protegida, a criança pode explorar o mundo com tranquilidade, e assim germinar as sementes de bom desenvolvimento que já nascem com ela. O estresse tóxico na primeira infância, ocasionados por negligência e abuso, são responsáveis por muitos casos de depressão na vida adulta.

 

Outro fator muito importante para todos nós, sobretudo quando somos crianças, é nos sentir reconhecidos e valorizados. As crianças percebem muito bem quando nos comunicamos com elas de forma verdadeira. Além disso, poder escutar os pontos de vista que a criança tem do mundo ao seu redor, forma uma pessoa que é capaz de acreditar em si mesmo.

 

É muito importante olhar nos olhos quando estamos falando com os pequenos, e também não perdermos as oportunidades de dar elogios verdadeiros. Não conheço nada mais potente para o desenvolvimento do que um elogio verdadeiro, precisamos estar atentos para não perder a oportunidade durante a infância.

 

Que neste Dia dos Pais todos nós lembremos de largar um pouco o celular e todas outras distrações e olhar um pouco mais para os olhos das nossas crianças. Que todos nós consigamos oferecer um ambiente tranquilo para que as sementes da boa saúde possam germinar. A nossa única e verdadeira janela de esperança para um mundo melhor é viabilizar um cuidado amoroso para todas as crianças. Porque se mudarmos o início da história, mudamos a história toda.

Médico Psiquiatra | CRMSC20858

Essa dica foi escrita pelo nosso sócio Dr. Rodrigo Silveira, médico pela Fundação Universitária do Rio Grande. Com especialização em psiquiatria pela PUC-RS e pós graduação em Saúde Mental da Infância e Adolescência. Possui mestrado em Saúde Coletiva, além de especialização em Formação de facilitador do Cultivating Emotional Balance CEB pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP.