fbpx
Bem-vindo(a)!
+55 (11) 99944 2309

O que eu preciso saber sobre análise do comportamento?

05.08.2022
Artigo Sinais
A análise do comportamento é um campo teórico extremamente amplo, no qual um dos enfoques se dá a temática do autismo

A análise do comportamento é um campo teórico extremamente amplo, no qual um dos enfoques se dá a temática do autismo. Porém, é importante destacar que para compreender a análise do comportamento, bem como os campos de atuação, formas de intervenção, entre outros tópicos, muito estudo é necessário anteriormente.

Essa busca do conhecimento voltado especificamente ao enfoque analítico comportamental deve partir de autores consagrados na área, tal como materiais de estudos que sejam embasados cientificamente na abordagem, a fim de que tal estudo possa trazer contribuições fidedignas e duradouras no repertório do leitor.

Para aqueles que são iniciantes na área, seja estudante, profissional ou interessado na temática, recomendamos a partir desse texto, um material que pode ser ponto de partida para os estudos em análise do comportamento. O livro “Princípios básicos de análise do comportamento” dos autores Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros, publicado pela editora Artmed, contempla um conjunto teórico de informações, conceitos e exemplos iniciais de A.C. que são indispensáveis aos estudantes e interessados na área.

Conceitos básicos que são necessários para compreender a análise do comportamento, seja ela aplicada ao autismo, ou a outros contextos de atuação, poderão ser encontrados nesse livro. Os autores se dedicaram para a cada capítulo contemplar de forma leve e precisa conceitos amplos e indispensáveis aos analistas do comportamento tem em sua bagagem teórica, tais como a compreensão do reflexo, da aprendizagem, reforço, punição, controle aversivo, consequências, o papel do ambiente, entre outros.

A cada capítulo o leitor fica mais próximo da linguagem própria utilizada pelos analistas do comportamento, mas em especial dos conceitos básicos que são o cerne para o aprendizado futuro de conceitos com maior densidade propostos pela teoria comportamental. Ou seja, sem essa noção básica, exposta de forma extremamente assertiva e didática pelos autores, outros conceitos se apresentaram de forma muito mais dificultosa de aprender e compreender. Afinal, como trouxe o próprio Skinner – pai da análise do comportamento- “Confusão na teoria significa confusão na prática (Skinner, 1953)”.

Tão importante como executar um serviço prático, enquanto analista do comportamento, também é de alta relevância que o profissional esteja devidamente preparado do ponto de vista teórico.

 Boa leitura!

0

Autor(a): Dra. Marina Cristina Zotesso

Doutora e Mestre em psicologia

Artigo de autoria de Dra. Marina Cristina Zotesso. Todos os artigos deste site são escritos por profissionais especializados em autismo e desenvolvimento infantil.

Anterior

A eficácia da música como recurso terapêutico para pessoas com autismo

Próximo

A adolescência no autismo