Bem-vindo(a)!

Quarentena com crianças

13.01.2021
Autismo Cuidados Dica Outros transtornos Sinais

Estamos num momento delicado e desafiador. O mundo de repente foi surpreendido por um vírus que mudou rotinas e nos obrigou a repensarmos nossos hábitos de relacionamento, higiene e maneira de socializar. Subitamente nos vimos em meio a uma pandemia, em meio à necessidade de redobrar os cuidados. Assim, o vírus tornou imprescindíveis certas medidas antes impensáveis para nós – e uma das mais difíceis delas é a quarentena, o distanciamento social. Ou seja, do dia para a noite, precisamos modificar basicamente tudo! Se para nós isso tudo é bastante difícil e penoso, que dirá para os nossos pequenos. Além disso, caso eles estejam dentro do espectro autista, tudo fica muito mais complicado.

O que podemos fazer para amenizar esse período tão difícil? Como podemos amenizar o sofrimento dos nossos pequenos em meio a tantas mudanças? É o que veremos a seguir!

A quarentena mudou drasticamente a rotina de todos nós. Uma criança com autismo pode se desregular por conta dessas mudanças.

A importância da rotina

As crianças com autismo necessitam de suas rotinas e tendem a ser resistentes às mudanças. Assim, cabe aos pais, cuidadores e terapeutas, ajudá-los a passar por essa fase, de maneira a evitar desregulações e possíveis crises que poderiam ser causadas pelas alterações que tivemos de estabelecer em nossas vidas em virtude da pandemia. O restabelecimento de uma rotina é fundamental nesse processo todo!

Uma ideia interessante é fazer o quadro de rotinas junto com os nossos pequenos. Com isso, é possível manter um senso de regularidade e continuidade em suas rotinas. Podemos transformar esse momento em algo divertido, quase uma brincadeira, em que vamos indicando os temas das brincadeiras e as atividades do dia a dia. Isso é também uma conduta reconfortante para eles, pois é unir o útil ao agradável: sua regularidade rotineira é reinstaurada, só que de um modo divertido e leve.

Conversar com eles e informá-los na quarentena também é fundamental!

A situação que vivemos já é difícil por si só, mas ter de aguentá-la “no escuro”, sem saber nada a respeito dela, pode ser ainda mais difícil. Quando a rotina dos nossos pequenos é alterada de forma tão brusca e substancial, é importante que eles sejam informados do que está ocorrendo! É fundamental explicar sobre o que está acontecendo, usando linguagem apropriada, sem detalhar muito para não assustá-los.

A situação que vivemos já é difícil por si só, mas ter de aguentá-la “no escuro”, sem saber nada a respeito dela, pode ser ainda mais difícil.

Uma ideia é usar a analogia do “bichinho invisível” que pode nos deixar doentes e, por isso, torna necessário que fiquemos em casa para nos proteger. Outra ideia é mostrar que precisaremos lavar mais as mãos e por tempo mais demorado, demonstrando o momento de lavagem das mãos com brincadeiras e musiquinhas que os incentivem a apreciar esse incremento na rotina. Ou seja, o objetivo é inserir as medidas de cuidado na rotina deles, informando-lhes do porquê dessa inserção, e tentando tornar tudo isso quase uma brincadeira a mais!

Quarentena com crianças

Tornando a quarentena menos penosa

Por outro lado, o fato de o papai e a mamãe estarem em casa com seus pimpolhos pode trazer mais oportunidades para o desenvolvimento de atividades benéficas a eles e divertidas para toda família.

Uma dica é montar um jogo com potes enfileirados na sala, em que todos tem que caminhar em ziguezague, por exemplo, e ir aumentando as dificuldades com maior número de potes. Ou então ir colocando os potes mais adiante, ou retirando e escondendo, para variações da brincadeira. Você também pode propor atividades de pintura com as mãos e guache, que estimulam o sensorial, e ainda tornam necessário lavar as mãos ao final da brincadeira. Outra ideia é enfiar pequenos pedaços de canudos cortados em um barbante encapado num pedaço de fita adesiva, formando uma espécie de agulha. Enfim, ideias que, ao mesmo tempo em que divertem, também ajudam a estimular seus filhos. Ou seja, é como já dissemos: unir o útil ao agradável!

Esses são alguns exemplos de atividades possíveis que podem transformar essa quarentena chata e forçada numa época memorável e feliz. Há muitas possibilidades de brincadeiras que podem ser exploradas. O importante é que todos possam se divertir, respeitando os limites uns dos outros, se estimulando e expressando suas dificuldades e suas alegrias cotidianas!

Nessa quarentena, os pequenos podem estar fora da escola e, assim, se sentir tristes por não poderem fazer coisas a que estavam antes acostumados. Contudo, a presença dos pais, o amor, o compartilhar, podem transformar esse período desagradável numa possibilidade de aproximação, contato e muito reforço positivo para todos.

Quer mais dicas para a quarentena? Assista aos vídeos:

0

Autor(a): Equipe Instituto Singular

Psicólogas e Terapeutas

Esta dica foi escrita em conjunto por algumas psicólogas e terapeutas do Instituto Singular. Todos os artigos deste site são escritos por profissionais especializados em autismo e desenvolvimento infantil.

Mulher e garota com mãos pintadas de tinta
Anterior

Uma janela de esperança

Garota irritada
Próximo

TOD | O que é? Como diferenciar do autismo?