Já ouviu falar da Avaliação Neuropsicológica? Este recurso é um grande aliado de pais, cuidadores e profissionais que integram a equipe multidisciplinar. Por meio dela, é possível mensurar diversas habilidades e comportamentos do nosso cérebro. Vamos aprender?
A Avaliação Neuropsicológica investiga, analisa e descreve as funções cognitivas e comportamentais do cérebro. O objetivo do exame é mensurar o perfil de desempenho e apontar suspeitas de alterações que podem ser consequentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
Com os resultados em mãos, podemos compreender o indivíduo de forma mais e profunda e satisfatória. Assim, é possível aplicar terapias mais eficazes e condizentes com as necessidades da pessoa avaliada.
Por meio da Avaliação Neuropsicológica são mensurados diversos fatores, como:
- QI (quociente intelectual);
- Atenção;
- Memória;
- Compreensão;
- Linguagem, leitura e escrita;
- Habilidades aritméticas;
- Planejamento;
- Raciocínio;
- Aprendizagem;
- Aspectos emocionais.
Por quais motivos o exame pode ser indicado?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Avaliação Neuropsicológica pode ser feita independente de um laudo específico. Qualquer pessoa pode passar por essa análise para acompanhar possíveis atrasos ou transtornos.
Muitos médicos indicam o exame com o intuito de investigar e confirmar um diagnóstico que ainda está confuso. Como a avaliação propõe testes psicométricos, o exame auxilia especialmente quando são necessários dados quantitativos. Por exemplo, para confirmar um quadro de deficiência intelectual, é necessário saber a medida de QI.
A Avaliação Neuropsicológica também é indicada para verificar as capacidades intelectuais após alguns acontecimentos que possam comprometer as atividades mentais, como lesões e tumores no cérebro, crises de epilepsia ou acidente vascular cerebral.
Os médicos também podem propor a realização do exame para investigar a efetividade das terapias aplicadas e dar um prognóstico. Por fim, a avaliação pode ser requisitada até mesmo no âmbito jurídico, para averiguar casos de incapacidade mental, alienação parental, abuso sexual, entre outros.
Tempo e custo
O tempo de realização do exame não é fixo, ele varia e pode durar entre 4 a 10 sessões de uma hora. Tudo dependerá do paciente e da quantidade de testes para chegar em uma conclusão.
O custo também pode variar muito, pois são diferentes testes aplicados e cada um deles tem um valor. É por isso que as Avaliações Neuropsicológicas, de forma geral, tendem a ser um pouco mais caras do que as consultas padrão, pois não necessariamente será aplicado apenas um único teste.
Crianças com autismo devem fazer Avaliação Neuropsicológica?
Sim, é recomendado que os pequenos com TEA façam essa avaliação!
O motivo que a torna importante é que, com ela, é possível identificar outros transtornos associados, qual o Nível de Suporte daquele paciente e até ajudar a compreender quais áreas precisam de mais estímulos.
Todos esses fatores, se bem investigados e acompanhados de perto por uma boa equipe multidisciplinar, auxiliam diretamente na intervenção e colaboram muito para o desenvolvimento da criança!
Você pode contar com o Instituto Singular para realizar Avaliação Neuropsicológica do seu pequeno!
Para saber mais e agendar um horário nas nossas clínicas, você pode entrar em contato pelo nosso WhatsApp: (11) 99944-2309. Nossa equipe está pronta para te receber e te auxiliar ao longo de todo o processo. Conte conosco!