Bem-vindo(a)!

O que é Avaliação Neuropsicológica? Um guia detalhado sobre o exame

04.03.2022
Autismo Cuidados Dica Outros transtornos

Já ouviu falar da Avaliação Neuropsicológica? Este recurso é um grande aliado de pais, cuidadores e profissionais que integram a equipe multidisciplinar. Por meio dela, é possível mensurar diversas habilidades e comportamentos do nosso cérebro. Vamos aprender?

A Avaliação Neuropsicológica investiga, analisa e descreve as funções cognitivas e comportamentais do cérebro. O objetivo do exame é mensurar o perfil de desempenho e apontar suspeitas de alterações que podem ser consequentes de desordens neurológicas e outros transtornos. 

Com os resultados em mãos, podemos compreender o indivíduo de forma mais e profunda e satisfatória. Assim, é possível aplicar terapias mais eficazes e condizentes com as necessidades da pessoa avaliada.

avaliação neuropsicológica

Por meio da Avaliação Neuropsicológica são mensurados diversos fatores, como:

  • QI (quociente intelectual);
  • Atenção;
  • Memória;
  • Compreensão;
  • Linguagem, leitura e escrita;
  • Habilidades aritméticas;
  • Planejamento;
  • Raciocínio;
  • Aprendizagem;
  • Aspectos emocionais.

Por quais motivos o exame pode ser indicado?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Avaliação Neuropsicológica pode ser feita independente de um laudo específico. Qualquer pessoa pode passar por essa análise para acompanhar possíveis atrasos ou transtornos.

Muitos médicos indicam o exame com o intuito de investigar e confirmar um diagnóstico que ainda está confuso. Como a avaliação propõe testes psicométricos, o exame auxilia especialmente quando são necessários dados quantitativos. Por exemplo, para confirmar um quadro de deficiência intelectual, é necessário saber a medida de QI.

A Avaliação Neuropsicológica também é indicada para verificar as capacidades intelectuais após alguns acontecimentos que possam comprometer as atividades mentais, como lesões e tumores no cérebro, crises de epilepsia ou acidente vascular cerebral.

Avaliação Neuropsicológica

Os médicos também podem propor a realização do exame para investigar a efetividade das terapias aplicadas e dar um prognóstico. Por fim, a avaliação pode ser requisitada até mesmo no âmbito jurídico, para averiguar casos de incapacidade mental, alienação parental, abuso sexual, entre outros.

Tempo e custo

O tempo de realização do exame não é fixo, ele varia e pode durar entre 4 a 10 sessões de uma hora. Tudo dependerá do paciente e da quantidade de testes para chegar em uma conclusão.

O custo também pode variar muito, pois são diferentes testes aplicados e cada um deles tem um valor.  É por isso que as Avaliações Neuropsicológicas, de forma geral, tendem a ser um pouco mais caras do que as consultas padrão, pois não necessariamente será aplicado apenas um único teste.

Crianças com autismo devem fazer Avaliação Neuropsicológica?

Sim, é recomendado que os pequenos com TEA façam essa avaliação!

O motivo que a torna importante é que, com ela, é possível identificar outros transtornos associados, qual o Nível de Suporte daquele paciente e até ajudar a compreender quais áreas precisam de mais estímulos.

Todos esses fatores, se bem investigados e acompanhados de perto por uma boa equipe multidisciplinar, auxiliam diretamente na intervenção e colaboram muito para o desenvolvimento da criança!


Você pode contar com o Instituto Singular para realizar Avaliação Neuropsicológica do seu pequeno!

Para saber mais e agendar um horário nas nossas clínicas, você pode entrar em contato pelo nosso WhatsApp: (11) 99944-2309. Nossa equipe está pronta para te receber e te auxiliar ao longo de todo o processo. Conte conosco!

1

Autor(a): Equipe Instituto Singular

Psicólogas e Terapeutas

Esta dica foi escrita em conjunto por algumas psicólogas e terapeutas do Instituto Singular. Todos os artigos deste site são escritos por profissionais especializados em autismo e desenvolvimento infantil.

Garota examinando ursinho de pelúcia
Anterior

CID-11: o que é? Qual sua importância para o diagnóstico de autismo?

Criança pensativa
Próximo

Direitos dos autistas