Laboratório de estudos e pesquisas em ABA naturalística aplicada ao autismo do Instituto Singular

O Laboratório de estudos e pesquisas em ABA naturalística aplicada ao autismo do Instituto Singular tem por objetivo aprofundar os estudos e pesquisas sobre a temática do autismo, somado a um engajamento de promoção de conteúdos científicos que possam nortear alunos, profissionais e a comunidade de forma geral interessada nas atualizações recentes do transtorno do espectro autista (TEA) e da intervenção ABA com estratégias naturalísticas, método esse de criação própria do Instituto Singular e da fundadora Mayra Gaiato.

Composto por pesquisadores renomados na área da Análise do Comportamento Aplicada, o Laboratório Singular além de promover a disseminação de materiais científicos, também é responsável pelo desenvolvimento e incentivo de pesquisas e conteúdos atuais a partir dos casos clínicos e evoluções trazidas pelos tratamentos e programas desenvolvidos no Instituto Singular. Atualmente tem-se duas linhas de pesquisa, as quais são desenvolvidos estudos e materiais acadêmicos:

Análise do comportamento aplicada ao autismo: comportamento e ensino ABA naturalística: ensino e pesquisa

O laboratório de pesquisa nada mais é do que um grupo de pesquisadores e cientistas que se unem para estudar, discutir, pesquisar e refletir sobre uma temática específica, no nosso caso, sobre o autismo e suas contribuições norteadas pela intervenção ABA, e como resultado dos estudos e discussões, promover materiais acadêmicos que visem contribuir para pessoas interessados na área e para a pesquisa e ciência como um todo.

Os materiais elaborados pelos pesquisadores que integram o laboratório são mais do que registros informais, são materiais com validação e comprovação científica, elaborado por docentes e pesquisadores renomados e com especialização na área do autismo e da Análise do Comportamento Aplicada.

O foco central das pesquisas está em explorar e ampliar as principais contribuições da ABA para o desenvolvimento e evolução de pessoas com TEA, além da ampliação do conhecimento e de estudos recentes no campo acadêmico, de cunho nacional e internacional para evolução comportamental no autismo.

Atualmente integram o Laboratório Singular profissionais de áreas da saúde, como psicologia, medicina, fonoaudiologia, entre outros, que com sua ampla experiência na temática do autismo compartilham seu conhecimento. Entre os pesquisadores estão doutores, mestres, professores e acima de tudo profissionais com ampla experiência na área do TEA e da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

CRP06/80987

Mayra Gaiato

Psicóloga e Neurocientista

É mestre em Análise do Comportamento(ABA), neurocientista pela FMUSP, formada no Modelo Denver de Intervenção Precoce pelo Mind Institute(UC Davis-University Of California) e pós graduada em Infant-Parent Mental Health University of Massachusetts.

Já capacitou mais 10 mil pessoas ao longo de 15 anos de trabalho nacional e internacional com autismo. Além disso, publicou 3 livros sobre o tema e possui o maior canal do YouTube das Américas sobre autismo infantil.

CRM-SC20858

DR. Rodrigo Silveira

Médico Psiquiatra

Médico pela Fundação Universitária do Rio Grande, com especialização em psiquiatria pela PUC-RS e título de especialista reconhecido pela ABP. Possui Pós-graduação em Saúde Mental Infância e Adolescência pela UNIFESP/UPE, mestrado profissional em Saúde Coletiva pela UNESC.Além disso, possui formação de facilitador do Cultivating Emotional Balance CEB pelo Hospital Israelita Albert Einstein–SP. Atua Com Foco Em Desenvolvimento Infantil e neurociências autismo.

Dra. Marina Cristina Zotesso

Doutora e Mestre em Psicologia

Doutora e Mestre em psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem com ênfase em desenvolvimento: comportamento e saúde pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com ênfase em prevenção e promoção da saúde. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru). 

Possui aprimoramento em Terapia Analítico Comportamental pelo Instituto Continuum (Londrina – PR). Psicóloga Clínica Comportamental CRP 06/125879. Atualmente é professora orientadora no Instituto Lahmiei – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar no curso de Pós-Graduação em ABA ao autismo e Pesquisadora no Instituto Singular – SP. Seus principais enfoques de estudo encontram-se nas áreas da Psicologia Comportamental e Psicologia Experimental aplicada ao autismo e Psicologia Clínica Comportamental.

Lidiane Ferreira

Psicóloga

Psicóloga e diretora do Instituto Singular, onde coordena, supervisiona, treina e conduz capacitação de pais e profissionais que buscam ensinar habilidades necessárias para o desenvolvimento da autonomia de crianças e jovens diagnosticados com transtorno do espectro autista e atraso no desenvolvimento. Leciona aulas nos cursos do Instituto e ministra palestras. 

Pós- graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Universidade Federal de São Carlos (UFscar), aprimoramento em Análise Cognitivo Comportamental (TCC), formação profissional avançada no modelo Denver de intervenção precoce pelo Mind Institute e inúmeros cursos e extensões acadêmicas com estratégias de intervenção cientificamente comprovadas. 

Dr. Jaime Lin

Doutor (PhD) em Ciências da Saúde

Graduação em Medicina pela UFSC. Neurologista Pediátrico pela UNIFESP. Professor de Neurologia da UNISUL. Mestrado em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP. Membro efetivo do Departamento Científico em Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. Membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil – SBNi.