BEM-VINDO!
+55 (11) 99944 2309
REDES SOCIAIS

Intervenção precoce

Cada vez mais o numero de crianças diagnosticadas precocemente aumenta então nos deparamos com outra questão: Qual modelo de intervenção precoce mais eficaz para a criança com autismo?

 

O principal modelo que hoje temos para trabalhar intervenção precoce é o Denver, Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) desenvolvido pela Dr Sally Rogers e colaboradores. O ESDM (Early Start Denver Model), é um dos poucos métodos de intervenção precoce com eficácia cientificamente comprovada para crianças que estão dentro do TEA (Transtorno Espectro Autista).

O Modelo Denver visa uma estimulação precoce até 48 meses, abordando aspectos do desenvolvimento típico e intervindo de uma maneira naturalista.

Considerado pela revista Time uma das 10 maiores descobertas da área médica no ano de 2012, o método utiliza estratégias de ensino naturalistas, onde a criança aprende através da brincadeira e do jogo, desenvolvendo a comunicação receptiva e expressiva, as competências sociais e de jogo, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades motoras globais e finas, a imitação e os comportamentos adaptativos. 

 

Carolina tem 1 ano e 9 meses e brinca de maneira disfuncional com o controle remoto da televisão e pouco mantem interesses em outras crianças ou até mesmo em sua irmã mais velha de 5 anos. Ao ser iniciada a terapia seguindo o modelo Denver, o terapeuta não tenta tirar o controle da mão da criança, ele pega outro controle e começa a imitar os movimentos que Carolina reproduz narrando com poucas palavras o que ambos estão a fazer, a menina olha por um curto momento para o objeto, o terapeuta continua a imitar e a fazer sons engraçados para chamar sua atenção a Carolina aos poucos começa a demonstrar interesse pelo que o terapeuta esta fazendo e senta-se próxima a ele de maneira confortável estabelecendo mais contatos visuais e sorrisos conforme a brincadeira vai se tornando interessante para ela.

 

O número crescente da população com autismo faz buscar cada vem mais referências para estimulação precoce. A metodologia com eficiência comprovada que se tornou referência em estimulação precoce foi o Modelo Denver que visa uma estimulação precoce até 48 meses, abordando aspectos do desenvolvimento típico e intervindo de uma maneira naturalista, sendo assim considerado o modelo uma das maiores descobertas do século.

Quer mais dicas sobre intervenção precoce? Assista o vídeo:

Psicólogas e Terapeutas

Esta dica foi escrita em conjunto por algumas psicólogas e terapeutas do Instituto Singular. Todos os artigos deste site são escritos por profissionais especializados em autismo e desenvolvimento infantil.