Bem-vindo(a)!
+55 (11) 99944 2309

Cursos | Como escolher qual devo fazer?

13.01.2021
Autismo Cuidados Dica Outros transtornos Sinais

Nossos cursos foram estrategicamente pensados para pais e profissionais se capacitarem e conseguirem estimular suas crianças com muito mais resultados. Ou seja, eles são ideais para todos que estiverem curiosos! Portanto todos estão convidados a fazer os cursos que mais lhes agradarem! Mas, para poder escolher qual deles fazer, temos de conhecê-los melhor.

Vamos ver então que cursos são esses?

Os cursos possuem conteúdos complementares. Primeiro, faça o curso que se encaixa melhor com o seu perfil, e se puder, faça os outros depois.

ABA e Estratégias Naturalistas

Este é um curso aprofundado sobre manejos comportamentais. Útil para profissionais de várias áreas, pois tem como foco a análise do comportamento das crianças, que é importante para a sessão da fono, da TO, para a escola, para casa, pois a criança “se comporta” em todos os lugares e ambientes. Ensina e discute como fazer na prática para eliminar comportamentos inadequados e ampliar repertório de brincar, falar e interagir.

Assim, são recomendados para profissionais que querem ter um diferencial no currículo e aprender de uma maneira prática e interativa. Contudo, é também muito útil para pais que querem entender e acompanhar melhor as terapias dos filhos. Possui aulas ao vivo a cada dois meses, e os alunos têm acesso por 12 meses a partir da data de inscrição. São 24 aulas online, totalizando 100 horas de curso. Para saber mais, é só clicar aqui.

Treinamento para Pais

O envolvimento dos pais na terapia de seus filhos é essencial! Por isso, montamos um curso especialmente para vocês, pais, que desejam participar ativamente dos processos.

Este curso apresenta conteúdo aprofundado de explicações sobre autismo, aulas focadas em como diminuir comportamentos pouco proveitosos que ocorrem em casa e que são barreiras de aprendizado. Foco também em como brincar de uma maneira que divirta e estimule a criança. Além das aulas com a Mayra Gaiato, o curso também conta com algumas aulas do Dr. Rodrigo Silveira, psiquiatra, que complementa informações médicas que muitas vezes não são bem explicadas aos pais. Possui aulas ao vivo a cada dois meses e os alunos têm acesso por 12 meses a partir da data de inscrição. São 25 aulas online, totalizando 100 horas de curso. Para saber mais, é só clicar aqui.

Formação de A.T. (Acompanhante Terapêutico)

Este curso é ideal para quem quer aplicar programas comportamentais para crianças com autismo. Voltado totalmente à parte prática, ensina exatamente o que fazer quando estamos acompanhando a criança. Se você está sendo terapeuta do seu filho em casa, faça esse curso! Ele foi pensado para quem quer “ir para o chão” brincar e estimular as crianças, pois muitas vezes vemos conteúdos e teorias ótimas em cursos e congressos, mas quando estamos com a criança não sabemos como agir. Além disso, a atuação do acompanhante terapêutico também é essencial na escola!

Neste curso, explicamos a avaliação formulada na nossa metodologia do Instituto Singular, mostrando como aplicamos as etapas dos programas com os pacientes das nossas clínicas. É um curso elaborado para parte da formação da própria equipe do Instituto Singular – o que devemos fazer com as crianças e como conseguimos fazer as aplicações de maneira correta e efetiva. Os alunos têm acesso por 12 meses a partir da data de inscrição. São 25 aulas online, totalizando 50 horas de curso. Para saber mais, é só clicar aqui.

Neurociências do Autismo

Esse curso é ideal para você que tem uma criança entre 0 e 6 anos e quer descobrir como funciona o cérebro dela, entender seu diagnóstico e técnicas para aprender a estimular novas conexões neuronais. Sempre falamos da neuroplasticidade do cérebro infantil, não é mesmo? Afinal, por que não aprender mais sobre assuntos como esse? Assim, este curso é ideal para profissionais, mas também para pais que querem compreender como funciona o cérebro para saber onde e como precisam atuar para contribuir com um melhor desenvolvimento infantil. Para saber mais, é só clicar aqui.

É hora de brincar!

Este é um curso rápido e prático. Para pais e familiares de crianças que desejam aprender técnicas específicas e estratégias de brincadeiras. Afinal, como aprender a brincar pode beneficiar nossos pequenos? Ajudando a criar laços com a criança, e principalmente auxiliando o desenvolvimento e aprendizagem do pequeno. Apesar de esse curso ser direcionado a pais e familiares, os profissionais da área também podem se beneficiar muito com as ideias e modelos que são apresentados nas aulas. Contém brincadeiras desde muito simples às mais elaboradas, todas foram separadas em um sistema de etapas e vão evoluindo conforme a idade de cada criança. Por isso, serve para ajudar crianças de todas as idades!

É ministrado pela Keli Santos, psicóloga e neurocientista do Instituto Singular. São 8 aulas online, totalizando 2 horas de curso. Todas as aulas possuem slides como material de apoio. Além disso, elaboramos material para auxiliar nas brincadeiras, lista de brinquedos educativos e referências bibliográficas. Os alunos têm acesso por 12 meses a partir da data de inscrição. Para saber mais, é só clicar aqui.

É hora de nanar!

No curso É hora de nanar!, você vai aprender a identificar todos os possíveis problemas de ordem fisiológica, sensorial, comportamental e ambiental que podem influenciar no despertar e na falta de sono do seu filhote. Assim, você também aprenderá como adaptar a estratégia para a realidade da sua casa. Com este curso, todos na sua casa poderão finalmente ter uma boa noite de sono! Descanse com a tranquilidade de que seu filho está conseguindo dormir bem para se desenvolver melhor ainda!

Vamos ensinar técnicas para ajudar a construir uma boa noite de sono desde bebês recém-nascidos até a idade escolar, independente se a criança tiver desenvolvimento típico ou atípico. E não se preocupe com formações prévias! Nossas aulas são estruturadas com uma linguagem descomplicada e prática, de forma que todos possam compreender conceitos científicos do que acontece no cérebro quando estamos dormindo e o que é preciso para que nosso corpo tenha uma boa noite de sono.

O curso também é valioso para profissionais que precisam de ajuda no momento da orientação de pais e responsáveis de crianças que, por causa de problemas para dormir, não conseguem explorar ao máximo seu potencial de desenvolvimento e das terapias. Para saber mais, é só clicar aqui.

Os certificados dos cursos

Todos os certificados são de curso livre de capacitação. Isso significa que você poderá aplicar das técnicas aprendidas ao final das aulas.

• Após terminar o curso de ABA e Estratégias Naturalistas, você terá direito ao certificado de formação em Curso Livre de Capacitação. Você então poderá trabalhar como Aplicador ABA.

• Após terminar o curso Autismo | Treinamento de Pais, você terá direito ao certificado de conclusão de Curso Livre de Capacitação. Dessa forma, você poderá dar coaching para pais, caso seja terapeuta.

• Após terminar o curso de Formação de A.T., você terá direito ao certificado de formação em Curso Livre de Capacitação. Você então poderá trabalhar como Acompanhante Terapêutico (A.T.).

• Após terminar o curso de Neurociências do Autismo. Assim, você terá direito ao certificado de formação em Curso Livre de Capacitação.

• Após terminar o curso É hora de brincar!, você terá direito ao certificado de formação em Curso Livre de Capacitação. Você então poderá trabalhar aplicando estratégias de brincadeiras.

• Após terminar o curso É hora de nanar!, você terá direito ao certificado de formação em Curso Livre de Capacitação.

Note que os cursos não permitem que você supervisione casos, já que para isso o profissional precisa ser especialista.

O conteúdo é repetido? Alguns conteúdos são comuns aos cursos, mas as aulas são diferentes, com explicações complementares. No entanto, a maior parte dos cursos é totalmente diferente. Ou seja, em cada um dos cursos existe novidade, e novidade sempre cientificamente embasada! Venha fazer um dos nossos cursos!

2

Autor(a): Equipe Instituto Singular

Psicólogas e Terapeutas

Esta dica foi escrita em conjunto por algumas psicólogas e terapeutas do Instituto Singular. Todos os artigos deste site são escritos por profissionais especializados em autismo e desenvolvimento infantil.

Mulher com bebê no colo
Anterior

Autismo em bebês

Mulher ensinando jogos para crianças
Próximo

Ensinando jogos